segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AVATAR

Algumas experiências cinematográficas marcam a nossa vida!
Avatar sem dúvida é uma delas!
Lembro-me de vários filmes que me fizeram viajar, sair e ir para longe, para um mundo de ficção onde a identificação fica muito clara, principalmente, com as personagens que povoam o mundo de Na'vi.
Contando com a experiência de um filme em 3D, onde ficamos envoltos na atmosfera, percebendo detalhes, sensações, que passariam desapercebidos.
Movimentos são sentidos como reais, estamos em outro lugar e somos sugados por ele até o último de nossa pupila. Nosso cérebro começa a ser enganado e acreditar que estamos ali como os mais próximos espectadores de uma revolução cinematográfica. E ali encontramos Na'vi e as personagens que tornam-se tão próximas de nós que podemos vê-las com algo humano, já que no homem uma essência foi perdida ou corrompida, embora esteja presente ali em Pandora.
Jake Sully e seu avatar: semelhanças no rosto
A história pode parecer um pouco simples dentro do conceito de uma narrativa elaborada, mas é através dela  que temos a jornada do herói, no qual o herói sai de seu mundo e enfrenta desafios que são ultrapassados. Numa constante intercalação entre o mundo comum e o mundo da aventura, temos uma das marcas narrativas do filme o conflito existencial do herói, que se encontra confuso em sua proposta inicial. Passando a entender o mundo de outra forma e questionando o lucro, a destruição pela necessidade de poder, riquezas, todas as coisas que levam os humanos a guerras intermináveis.
É nesse panorama que conseguimos viver por 164 minutos, entre esses mundos.
Esperaremos mais alguns anos para conseguirmos de novo ver algo parecido?
Ou teremos novos James Cameron surgindo por aí?
Espero que sim!

Acesse: As novas tecnologias do filme Avatar

Um comentário:

  1. EU adorei AVATAR também! Bom, do James Cameron não dá pra esperar menos do que uma revolução! E nesse quesito Avatar não decepciona nem um pouco, pelo contrário, vai mudar sim a indústria cinematográfica para sempre assim como Star Wars fez em sua época!

    O forte de Avatar não é um roteiro ultra elaborado e cheio de reviravoltas genias, mas sim em uma história simples e comum a todos os humanos, uma história que expões os grandes dramas e dilemas atuais. É em cima de algumas críticas socias que uma história universal é criada, mudando-se apenas a perspectiva e a ótica. Avatar é um grande filme e é essencial que ele seja visto no cinema através de um óculos 3D, pois é única forma de ser transportado para Pandora e sentir o mundo criado por Cameron.

    ResponderExcluir